A vitamina D reduz até 50% o risco de Cancro da Mama e mais de 66% o de contrair Cancro Colorrectal, segundo dois estudos publicados no “Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology” e no “American Journal of Preventive Medicine”.
A investigação sobre o impacto da vitamina D no Cancro da Mama baseia-se no acompanhamento de 1.750 pessoas submetidas a doses diferentes da vitamina. O estudo, liderado por investigadores do Moores Cancer Center at the University of California, San Diego (UCSD) Medical Centre, EUA, mostrou que indivíduos que apresentavam uma maior concentração de vitamina D no sangue (52 nanogramas por mililitro de sangue) correm menos riscos de desenvolver Cancro da Mama.
"Pode reduzir-se em 50% o risco de Cancro da Mama através do consumo diário de duas mil unidades internacionais de vitamina D (ou seja uma concentração de 46 nanogramas por mililitros de sangue), acompanhado de 10 a 15 minutos de exposição solar diária", afirma Cedric Garland, um dos autores do estudo.
Paralelamente, o “American Journal of Preventive Medicine” publicou os resultados de uma análise semelhante feita com 1.448 pessoas com o objectivo de medir os efeitos da vitamina D no risco de Cancro Colorrectal. "Aumentando a dose de vitamina D absorvida diariamente de 13 para 34 nanogramas por mililitro, a incidência do Cancro Colorrectal seria reduzida a metade", declarou um dos autores do estudo, Edward Gorham
FONTE: MNI - Médicos na Internet
Gaafn - Gabinete de Nutrição.